Placa Oclusal

placa-oclusal

Tratamento com as placas oclusais

As placas oclusais são um tipo de tratamento muito utilizado nas DTMs, já que tem mostrado altos índices de sucesso na eliminação de sintomas dolorosos da condição.

A vantagem é que a confecção das placas é simples, são de baixo custo e uma opção reversível e não invasiva para os pacientes!

No geral, o dispositivo é utilizado com o objetivo de:

  • Modificar as relações oclusais;
  • Redistribuir as forças mastigatórias;
  • Prevenir desgaste dental;
  • Diminuir o bruxismo e hábitos parafuncionais;
  • Alívio de sintomas de dores nos músculos mastigatórios.

Os tipos de placas mais comuns são a placa estabilizadora/miorrelaxante, a placa reposicionadora e a placa resiliente.

Placas oclusais: conheça a placa estabilizadora

A placa oclusal estabilizadora, também denominada de placa miorrelaxante convencional, é a mais utilizada entre os cirurgiões dentistas.

Como o próprio nome indica, seu uso é primariamente para reduzir a dor muscular e promover relaxamento. Ela reduz, também, a chance de desgaste dentário e de fratura dentária.

A placa estabilizadora é indicada para pacientes com quadro de parafunção, atuando na proteção do sistema.

Em pacientes que possuem mialgias e/ou artralgias, as placas oclusais são utilizadas para alterar os padrões de certos tipos de cefaléia e como adjunto ao tratamento de deslocamento do disco articular.

Placas oclusais: conheça a placa reposicionadora

As placas reposicionadoras, como o nome indica, são aparelhos de posicionamento, que pode ser anterior ou posterior, destinado para a mandíbula ou para a mordida. Conheça algumas das suas indicações:

Placa para posicionamento anterior
São utilizadas no tratamento de deslocamentos do complexo côndilo disco e/ou para casos de apnéia obstrutiva do sono.

Indicadas também para pacientes que possuem travamento crônico ou intermitente da articulação e algumas desordens inflamatórias.

Placa de mordida anterior
Possui a função de desocluir dentes posteriores eliminando a influência na função mastigatória e estimular o relaxamento dos músculos mastigatórios.

Essa placa é indicada para desordens musculares que estejam associadas à instabilidade ortopédica ou má oclusão.

Placa de mordida posterior
Os objetivos do tratamento com a placa de mordida posterior são proporcionar alterações maiores na dimensão vertical e posicionamento mandibular.

Placas oclusais: conheça a placa resiliente

A placa oclusal resiliente é utilizada para situações emergenciais. Isto é, quando o paciente está com um quadro grave de dores agudas ou quando está sendo confeccionada a placa oclusal acrílica miorrelaxante.

Seu uso deve ser feito durante a noite, por um período de 4 a 6 meses, sendo que, após este período, elas perdem a sua flexibilidade. A melhora dos sintomas é perceptível em cerca de 6 semanas.

Ela é de fácil fabricação, de moldagem única e pode ser confeccionada tanto para o arco superior como para o inferior.

Ainda, as placas oclusais macias são eficientes para reduzir dores musculares, estalos da Articulação Temporomandibular e as dores de cabeça, além de contribuir para o equilíbrio oclusal.

Rolar para cima